Monthly Archives: Abril 2013

Como foi o 1º bimestre 2013 na ETE Limoeiro?

Vem aí o ManchETE…

Agora na Escola Técnica José Humberto de Moura Cavalcanti é assim: aconteceu, virou ManchETE. Esse foi o nome escolhido para o Jornal criado pelos alunos para a divulgação das notícias que marcam o dia-a-dia na Escola. Sob a Coordenação do Professor André Gustavo, o Jornal ManchETE incentiva a participação da comunidade escolar na edição, redação e na publicação de informações oportunas e úteis à vida escolar.

Em sua primeira edição, o Jornal foi distribuído de forma impressa, mas a partir de agora ele será também divulgado pela internet, aqui mesmo no site da escola. Acompanhe! Fique ligado! Tudo que acontece na ETE você poderá acompanhar por aqui…

Para começar, vamos nos atualizar com o que aconteceu no 1º bimestre de 2013 na Escola Técnica de Limoeiro…

vestibular

Aprovando no Vestibular

Contra os fatos não existem argumentos! Esse é um ditado popular que permite que a Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, através dos números, comemore o excelente resultado no vestibular 2013 das primeiras turmas de Concluintes do Nível Médio/Técnico. Afinal, os 89 concluintes dos cursos Técnico em Informática para a Web e Registro e Informação em Saúde conseguiram mais de 90 aprovações nos certames de que participaram. Destaque especial para o aluno Jhonatan França, que conseguiu o 1º lugar em Ciência Biológicas no Vestibular da Universidade de Pernambuco.

Primeiro lugar regional é nosso, no Pacto pela Educação

A ETE Limoeiro mais uma vez é destaque nas provas do Pacto pela Educação. Das 300 escolas avaliadas, a ETE Limoeiro obteve a 25ª melhor nota, sendo a melhor colocação da Regional Vale do Capibaribe.

Intercâmbio

Ganhe-o-Mundo

“Sejam bem vindos de volta” e “Até mais ver”… assim se referem, desde algum tempo, os alunos da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti aos companheiros participantes de intercâmbios internacionais que têm a cada momento deixado o convívio da escola para adquirir conhecimento no idioma inglês, e também àqueles que retornam com a bagagem de terem morado em outro país durante algum tempo. Se para muitos adultos de vida humilde, ou até mesmo para alguns experientes que têm vivido em função do conhecimento essa experiência, ainda hoje, não foi factível, pare os jovens Alberto Xavier, Luis Felipe e Ana Letícia que já retornaram dos Estados Unidos e do Canadá, além de Renato Henriques e Elivelton Eliel, estes em viagem à Nova Zelândia e a Austrália, tudo isso já e uma realidade. Através do Programa “Ganhe o Mundo” oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco aos Alunos da Rede Pública Estadual, o que estes jovens tiveram que fazer foi apenas “aproveitar a oportunidade” e estudar!

Essa é mais uma prova de que, através do conhecimento, qualquer pessoa pode efetuar vôos distante. Isso depende de você!

Olimpíadas de Física

Estamos de Parabéns! Felizes pelo excelente resultado conseguido pela ETE Limoeiro nas Olimpíadas de Física, é o que podem dizer os professores e a gestão da escola aos alunos José Geraldo, Erivaldo e Douglas, medalhistas de ouro, e Benjamin, Alessandra e Guilbert, medalhistas de prata e bronze.
O professor Carlos Wilson, responsável pelo componente curricular “Física” na Escola, tem empreendido um trabalho junto aos seus alunos visando exatamente a um aproveitamento diferenciado que lhes têm proporcionado feitos como este. Estudar Física por estar gostando da Física, essa é a motivação implantada pelo professor que tem surtido efeito junto aos alunos. Samira Mirelle, aluna do 2º ano B do curso de RIS, ao se referir à batalha que tem travado nos estudos para o vestibular 2013, diz que tem sido um problema estudar outras matérias já que toda vez que vai aos livros nas horas vagas, lhe vem uma vontade enorme de estudar física. Felicitando os nossos campeões queremos desejar a todos muito sucesso.

Acolhida 2013

A volta às aulas na ETE Limoeiro é sempre um momento especial, sobretudo porque, além do reencontro entre a equipe da escola e os alunos, tem sempre gente nova chegando. Aos que são calouros e que estão tendo os primeiros contatos com o ambiente onde passarão os próximos anos. Na modalidade integral, uma acolhida com muita alegria tem sido preparada nestas oportunidades pelos próprios alunos da escola. Festa, música, teatro, brincadeiras, são ingredientes utilizados para marcar esse dia especial para dezenas de alunos novatos que, normalmente, chegam com boas expectativas a respeito da sua nova escola. E o que é mais especial é o protagonismo exercido pelos veteranos que se organizam, decidem e executam toda a animação em todos os seus detalhes. A gestora da Escola, Karina Falcão, diz que instituiu este momento desde o início dos trabalhos da escola para valorizar a importância que tem incentivar o aluno a realizar ações que contribuam para o seu crescimento cognitivo e para o bem-estar enquanto estão na Escola. A gestora diz que “uma vez que eles próprios estiverem comprometidos com o seu crescimento e com o bem-estar da comunidade escolar” tudo concorrerá para os bons resultados que a escola vem obtendo, numérica e socialmente.


ete foliaETE FOLIA 2013

O reinado de Momo na ETE Limoeiro em 2013 foi comemorado pelas ruas da cidade. Em parceria com outras escolas da Rede Pública Estadual de Educação Integral, os alunos da ETE deixaram a timidez de lado e se entregaram à animação do carnaval, o frevo tomou conta e a comunidade acompanhou. O ETEFolia, como é chamada a festividade carnavalesca da nossa escola passou rapidinho, e como acontece com a alegria do carnaval, passou deixando saudades.

Páscoa Solidária

pascoa

A Comunidade Cristã pelo mundo vivencia a cada ano o sofrimento e a paixão de Cristo, que sofreu, foi crucificado e ressuscitou dos mortos para a remissão dos pecados da humanidade. Na escola Técnica de Limoeiro esta verdade especial tem sido trabalhada com uma prática concreta de amor ao próximo. A cada ano, os alunos da escola tem se mobilizado na arrecadação de alimentos para a doação às comunidades carentes que circundam a instituição: a Vila Coqueiros e a Serra da Maúna. As doações são feitas pelos alunos de forma voluntária. A culminância do projeto acontece no recinto da escola com a distribuição das cestas básicas que são muito aguardadas pelos moradores das duas comunidades participantes. E esse ano foi assim outra vez!
Que Deus seja louvado!

Vencedor do Concurso – Emancipação Política

Limoeiro, terra amada
Pedaço do meu Brasil
Tu vives na minh’alma
Cheia de encantos mil…

Em comemoração ao aniversário de 120 da emancipação política de Limoeiro, a Prefeitura Municipal da cidade, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou um concurso entre as escolas instaladas no município para a escolha de frases marcantes que retratassem o amor de jovens limoeirenses pela cidade Princesa do Capibaribe.
A ETE Limoeiro participou do concurso rma frase escolhida para estampar as homenagens à Princesa do Capibaribe pelas ruas da cidade. “Limoeiro em teu berço quero ficar, és a minha cidade, és o meu lugar”, com estas palavras o aluno João Vitor do 2º Info. B fez, em nome da Escola, as congratulações pelo aniversário de Limoeiro. Valeu João Vitor! Parabéns Limoeiro!

Secretário de Saúde do Estado visita a ETE Limoeiro

A visita do Secretário de Saúde aconteceu em virtude da realização de um seminário organizado pela II Gerência Regional de Saúde do Vale do Capibaribe com os gestores de saúde da área compreendida na jurisdição da IIGERES. O encontro contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado, o Dr. Antônio Figueira que, ao prestigiar o evento, aludiu aos trabalhos na Saúde aqui no Agreste Setentrional.
É a Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti sediando mais um importante evento da nossa região.

Reuniões de Pais e Mestres

Durante o ano de 2013, já em 02 momentos, pais e mestres da ETE Limoeiro tiveram a oportunidade de se encontrar para conversar a respeito da vida escolar dos alunos. A assiduidade na participação dos pais demonstra a interação estabelecida entre Família x Escola na condução dos trabalhas realizados pela escola. Até o final do ano, outros momentos como estes estarão sendo programados.

Secretário de Educação do Estado visitou a ETE Limoeiro

A Gestão na Educação Pública do Estado de Pernambuco foi o tema que motivou a visita do Secretário Ricardo Dantas a GRE do Vale do Capibaribe, no último dia 15 de abril (Segunda Feira) à Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti. Num encontro organizado pela GRE local e realizado pela SEDUC-PE com a participação da SEPLAG-PE, o Secretário de Educação do Estado pode transmitir aos gestores de toda a regional informações acerca do modelo de gestão da educação que espera o governo do estado. O Secretário falou sobre o momento promissor por que passa o Estado de Pernambuco e ressaltou a importância da participação de todos para a consecução dos objetivos traçados. O encontro contou ainda com a presença do Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra e da Gestora da GRE do Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro. Após a sua palestra, o Secretário conheceu a escola, interagiu com os alunos e se despediu demonstrando satisfação com relação ao resultado do encontro.

Vem aí o mês maio cheio de programações…

arraiETE2

A escola já se mobiliza para as vivências do mês Mariano que tradicionalmente tem sido muito intenso na ETE Limoeiro. A realização do ETEVest, o simulado, a vivência da Noite Mariana, a alegria do ArraiETE, a festa junina da escola que desde o seu início tem aberto as festividades na cidade de Limoeiro e a confecção dos tapetes de Corpus Christi são programações esperadas para o mês que se aproxima. Você que faz parte da comunidade escolar da ETE, está convocado a escrever conosco mais esse capítulo da história da escola.