Monthly Archives: novembro 2017

ETE Limoeiro Participa do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU)

ETE Limoeiro Celebra Dia da Consciência Negra com Semana de Atividades

Estudantes de nutrição e dietética recriam receitas com baixo valor calórico para o MasterETE

Os estudantes do 2º ano do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti, levaram para a prática o que aprenderam em sala de aula na disciplina de Técnicas Culinárias e Gastronômicas. Divididos em equipes, eles realizaram o MasterETE, projeto gastronômico onde os estudantes recriaram sobremesas transformando-as em receitas de baixo valor calórico ou funcional.

Palha italiana, brigadeiro de biomassa da banana verde e torta holandesa foram alguns dos pratos analisados pela comissão julgadora formada por professores e ex-professores da instituição. Na ocasião, eles avaliaram o tempo determinado para construção do prato, a apresentação e características organolépticas como sabor, textura e aparência. “A gente se ver realizado, o que foi planejado está sendo concretizado através de projetos como esse. Fico bastante orgulhoso quando vejo esses momentos. Eles se saíram muito bem em todos os requisitos exigidos e isso foi um ganho muito positivo, tanto para a escola quanto para os estudantes”, declara o professor e nutricionista, José Rodrigues.

No curso, os estudantes aprendem sobre métodos de higiene, conservação de alimentos, armazenamento, manipulação, cocção, trocas para melhorias da receita e técnicas gastronômicas. “Queria colocar em prática o que eles vivenciam no dia a dia, despertar as habilidades que eles possuem utilizando o que foi aprendido e usar isso para tentar inovar nos pratos com o objetivo de melhorar o valor calórico. O resultado foi espetacular”, fala Janaina Bione, professora orientadora do projeto.

Para Yasmin Vitória, o projeto a ajudou bastante a despertar ainda mais o seu lado gastronômico. “Foi muito bom participar, descobrir como podemos transformar o alimento e deixando-o mais saudável, principalmente com o uso da matéria prima da nossa região, que é a banana. Isso me encantou”, diz a estudante que integrou a equipe que preparou o brigadeiro de biomassa de banana. “Uma experiência nova, me ajudou muito em relação a escolher uma profissão. Cada trabalho do curso eu sinto que estou no caminho certo”, fala Maria Eduarda que junto com sua equipe recriou a torta holandesa.

“O que acho mais interessante é a capacidade que eles têm de reconhecer que são capazes. O aluno bem orientado produz melhor, e estes meninos estão nos surpreendendo a cada apresentação. Todos estão de parabéns”, pontua a gestora da unidade de ensino Karina Falcão.

 

Estudantes da ETE Limoeiro Realizam Projeto de Saúde Junto a Estudantes da Rede Municipal e Idosos de Limoeiro

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da  Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti desenvolvem projetos junto aos estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves e do Centro de Idosos de Limoeiro. A ação “Projeto Integrador” do referido curso e se constitui na realização de ações práticas que consolidem o aprendizado teórico dos estudantes.

Na oportunidade, foram disponibilizados serviços como a Avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e PA(Aferição de Pressão Arterial), além da aplicação de um questionário junto aos estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves. Já no CCI – Centro de Idosos foi realizada uma abordagem sobre as doenças cardiovasculares no sentido de orientar sobre problemas que acometem o coração e hábitos saudáveis que podem contribuir para a sua saúde.

Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de subsídio para o levantamento de dados que direcionem possíveis ações junto à comunidade foco da pesquisa. Temas como “O consumo consciente” e “Uma alimentação saudável” também são abordados no encontro.

O Projeto Integrador do curso Técnico em Enfermagem de ETE JHMC – Limoeiro, deverá visitar ainda outras escolas e instituições da cidade de Limoeiro e, por estar subdividido em grupos de estudantes oriundos de diversas cidades do agreste setentrional, tem sido realizado também em outras localidades prestando esses e outros serviços e orientações de saúde.

ETE Limoeiro Leva Conhecimento à Praça Pública

Na última sexta-feira, 17/11/2017, a Escola Técnica José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro, realizou a culminância de mais uma versão da ExpoETE, evento que tem oferecido à comunidade escolar da cidade uma exposição dos trabalhos preparados pelos estudantes da ETE José Humberto de Moura Cavalcante nas pesquisas e aprofundamentos realizados durante todo o ano letivo. Desta vez o evento teve como tema central “A matemática está em tudo” e abordou através dos seus trabalhos a dança, a cultura popular, o teatro, a ciência e a saúde, tudo isso em praça pública. Durante a manhã e a tarde do dia do evento, aconteceram diversas apresentações que contaram com o público espectador que passava pela Praça da Bandeira, local convergente da população limoeirense, situado no centro da cidade.

Segundo a gestora da Escola, a professora Karina Falcão, a ExpoETE 2017 foi um sucesso mais uma vez. A gestora destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar que, “em virtude da preparação deste trabalho, acontece durante um período considerável do ano letivo”. A gestora lembrou ainda que a exposição em praça pública é só a terceira etapa do evento que conta com um período de escolha e pesquisa dos temas que serão abordados nas apresentações, logo após a preparação dos trabalhos e, uma exposição para um júri formado pelo corpo docente da escola que avalia através de categorias e critérios pré-estabelecido os trabalhos apresentados e, como resultado dessa avaliação, acontece a indicação dos melhores avaliados para se apresentar em praça pública, na culminância do evento. Para a Gestora, vale a pena incentivar a realização deste trabalho a cada ano pois, além da interação entre docentes e discentes, o protagonismo estudantil é colocado em prática, de fato, com a participação desses jovens na ExpoETE.