Sobre a ETE

A Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, credenciada pelo Decreto nº 34.241 de 23/11/2009 – Diário Oficial de 24/11/2009 e inaugurada em março de 2010, é um marco na educação da região. Oferece cursos técnicos na área de Saúde e de Informática, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Subsequente.

Na modalidade Integrado ao Ensino Médio, o estudante cursa ao mesmo tempo o Ensino Médio e o Curso Técnico escolhido, garantindo uma profissão ao final de 3 anos, seguindo o programa de Educação Integral, que tem como objetivo reestruturar o ensino médio pernambucano, oferecendo jornada ampliada de ensino aos jovens pernambucanos.

O Programa de Educação Integral pauta-se pela visão da educação interdimensional como espaço privilegiado do exercício da cidadania e empenha-se no sentido de fazer do protagonismo juvenil um traço importante de sua estratégia educativa.

Por três anos, nessa escola, o jovem que quiser chegar ao mundo privilegiado do conhecimento, da pesquisa e da especialização profissional não fica na fronteira tradicional do conhecimento, memorizando fórmulas estranhas. Sua formação nessa escola propõe-se a torná-lo autônomo, solidário e produtivo.

A modalidade Subsequente é destinada aos jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio e que buscam uma formação profissional técnica. Nessa modalidade os cursos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos e garantem aos participantes uma certificação profissional.

A ETE Limoeiro é polo de Educação à Distância, sendo local de apoio dos estudantes de EAD da Secretaria de Educação de Pernambuco.

As ETE foi projetada tendo como base a Escola Técnica Padrão do Ministério da Educação, com dois pavimentos e acessibilidade total dos usuários. A escola conta com:

• 12 salas de aula;
  • 06 laboratórios (informática, língua estrangeira, química, física, biologia e matemática);
  • 02 laboratórios profissionais para atender os cursos específicos;
  • Auditório com capacidade de 200 pessoas;
  • Biblioteca com 2 pavilhões;
  • Quadra poliesportiva (coberta e com vestiário);
  • Refeitório;
  • Estacionamento amplo;
  • Internet sem fio em todo prédio;
  • Projetor multimídia para todas as salas de aula.

Pelo reconhecimento da importância da formação profissional, a ETE Limoeiro conta com aproximadamente 800 alunos de diversos municípios do Agreste e Mata Norte Pernambucana: Limoeiro, Carpina, Feira Nova, Glória de Goitá, Lagoa de Itaenga, Passira, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Orobó, Bom Jardim e Surubim.

A ETE Limoeiro fica situada às margens da Rodovia PE 90, km 24, no bairro dos Coqueiros em Limoeiro/PE.

Missão da ETE Limoeiro:

Formar cidadãos capacitados à dar continuidade a sua vida acadêmica e a ingressar no mundo do trabalho.

Visão de futuro da ETE Limoeiro:

Ser referência estadual e nacional na formação de pessoas pensantes, éticas, produtivas e investigativas.